terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Maddalena Penitente de Carracci - parte prima do trabalho

Amigos, prestem atenção por favor ... Eis como os pintores antigos trabalhavam. Vamos acompanhar paço a paço o trabalho que está na obra neste tempo na Itália pela pintora Antonietta, esperta em copias legitimas das obras antigas.
Trata-se de “A Madalena penitente” de Annibale Carracci (Bolonha, 3 de Novembro de 1560 — Roma, 15 de Julho de 1609).

O original fica na Casa Museu Spadoni em Ravenna:
http://multimedia.quotidiano.net/?tipo=photo&media=49371



Que tal morar numa casa desta? Herança familiar de gerações de colecionadores de arte.
A obra está sendo realizada sobre uma tela de linho fine preparada com camada artesanal, seguindo os hábitos renascentistas.
Ainda bem que até hoje encontra-se os elementos básicos na loja Zecchi em Florença especializada em venda de materiais artísticos para as Belas Artes florentinas; o dono desta loja tem privilégio de ter achado todos as cores e os materiais usados na pintura antiga.
As cores usadas para esta obra, a “Maddalena”, são do Zecchi, para uma parte delas, e para outra parte direitamente preparadas para a pintora pelas suas mãos na hora.
Como médium para as cores e especificadamente para as veladuras, vai ser usada mistica de solvente vegetal e óleo de linhaça exprimido a frio, em partes iguais.
Uma porção de cor é colocada sobre uma lastra de vidro e misturada com óleo de linhaça pela pressão de um moedor de vidro ele também.




Trata-se de um processo que leva tempo porque a cor em pó quer ser perfeitamente amalgamada para evitar grãos indesejáveis; nota que cada pigmento pede a sua exata proporção de óleo (sabedoria artesanal antiga).
Claro que estamos no meio do processo e que ainda leva tempo para chegar à cor final.




Esta artista é tao experta e brava quanto bela, não concordam?























Nenhum comentário:

Postar um comentário